Zouk Brasileiro

Terça e quinta: 20:30 / 21:30
Professores: Isadora e Yan

Sobre o Zouk: Zouk brasileiro é uma dança latina que começou no Brasil no início dos anos 1990. Originou-se de uma dança brasileira chamada Lambada com influências de outras danças brasileiras.

A popularidade da Lambada começou a declinar na década de 90, e os amantes restantes começaram a usar principalmente a música caribenha de Zouk para continuar dançando Lambada. Nesse período as pessoas naturalmente começaram a chamar a dança de Lambada francesa, por causa da música ser cantada em crioulo francês. Em seguida, a comunidade passou a chamar a dança de Zouk.

Como a música Zouk tinha características diferentes da Lambada, logo a dança Lambada começou a se adaptar à música Zouk. A dança foi se modificando naturalmente, adquirindo características diferentes em vários estados do Brasil e em alguns lugares do mundo, criando interpretações e diferentes estilos de Zouk.

Fonte: Membros do Conselho e Luís Florião.

Conheça um pouco das características dessa dança:

A dança zouk brasileiro possui hoje vários estilos. Mas a base para a dança nunca deixou de ser a lambada, os giros e movimentos de braços presentes na em vários ritmos se destacam no Zouk Brasileiro de forma sensual e criativa.

Atualmente o ritmo virou moda no mundo todo, com um crescimento enorme nos países estrangeiros, principalmente por poder se dançar com diversos estilos musicais como Kizomba, Black Music, R&B, Pop, Reggaeton e muitos outros. No entanto, não se deve confundir o estilo de dança com o estilo de música.

Mesclando o swing e sensualidade das danças brasileiras unidas a uma música com batidas contagiantes e divertidas. Essa dança mescla movimentações leves e suaves com outras mais impactantes. Para as mulheres, muito charme e sensualidade. Para os homens, a musicalidade ganha força com os movimentos de expansão e a marcação de tempo. Você ganhará bastante consciência corporal pois os movimentos são desmembrados, passando dos pés até a cabeça.



Sobre a Professora:

Dançarina, professora e coreógrafa com 14 anos de experiência em dança, ingressou profissionalmente na dança em 2007 e durante seu desenvolvimento na dança fez aulas de Ballet Clássico, Jazz , Profilaxia do Movimento e diversas danças para aprimoramento de sua técnica.

Formada pelo Centro de Dança Alex de Carvalho, onde se especializou em Zouk Brasileiro e Danças de salão(Samba de Gafieira, Salsa, Bolero,Forró, Soltinho e outras..), e também fez parte da Cia de Dança e ministrou aulas por uns 10 anos.

Durante sua carreira dançou em diversos eventos, congressos e ministrou aulas de Zouk pelo Brasil e pelo mundo. Fez parte de todas as produções do “Ilha do Zouk”,e de alguns outros eventos como “O samba e o salão” e o campeonato “Samba Rio Show”.

Conquistou o primeiro lugar no Campeonato Internacional de Zouk e Lambada no Rio de Janeiro em 2014. E ainda nesse ano, deu aula ao lado de Alex de Carvalho na Congresso internacional de Zouk em São Paulo(Semana da cultura latina).

Em 2016 fez uma turnê pela Europa ministrando aulas em importantes congressos de Zouk em Paris, Polônia, Londres, Holanda, e Espanha.

Já concluiu o curso de professores do Jaime Arôxa(2017), participou da comissão de frente da Acadêmicos do Tuiuti(coreógrafo Jaime Arôxa – 2017).

Teve a experiência de fazer parte do Ballet Cocomambo por 7 meses, atuando em dança show(2017).

Atualmente desenvolve seu trabalho com seu parceiro Yan Braconnot, e ministra aulas junto a ele na Escola de Dança Casa do Jimmy, na zona sul do RJ.

Sobre o Professor:

Dançarino, professor e coreógrafo. Iniciou seus estudos profissionais com dança em 2013 no Jaime Arôxa Tijuca, onde ficou em processo de formação por 7 anos até conquistar a camisa de professor, ministrou aulas na escola e fez parte da Cia de Dança.

Após isso ficou durante 3 anos na Escola Cachanga do Malandro, onde desenvolveu ainda mais seu Samba de Gafieira e fez parte da Cia de Dança e a dirigiu por um tempo.

Durante seu desenvolvimento na dança fez diversos cursos e workshops com especialização em Danças de Salão e aulas para aprimoramento da sua performance como Jazz e Ballet Clássico.

Participou de diversos campeonatos regionais e estaduais, conseguindo em 2019 o título de “casal de ouro” da maior competição de samba do país, o Gafieira Brasil. E o primeiro lugar do campeonato “Soltinho no Salão”.

Participou de comissões de frente em escolas de Samba como Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos do Sossego, e Beija Flor de Nilópolis.

Ministrou diversos workshops e cursos em vários estados do Brasil e participou de diversos espetáculos em teatros e show em navios.

Atualmente está atuando e se aprofundando ainda mais no Zouk Brasileiro e desenvolvendo um trabalho com sua parceira Isadora Nascimento e ministrando ao lado dela aulas na escola de dança Casa do Jimmy, na Zona Sul do RJ.

Leave a Reply